Método científico

 

Método científico

 

1 Observação

 

2 Questionamento

 

3 Hipótese

 

4 Experimento

 

5 Verificação



"O que é método científico?

O método científico é um procedimento sistemático de investigação, formado por normas e técnicas que atuam como ferramentas para a validação de um estudo científico.


Funcionando como um “guia” que orienta como o estudo científico deve ser conduzido, o método científico indica as perguntas que devem ser feitas ao longo da pesquisa e encaminha de forma lógica as possíveis descobertas e interpretações científicas.


A aplicação do método científico em uma pesquisa garante que seus dados, resultados e interpretações serão livres da subjetividade do pesquisador."


Veja mais sobre "Método científico" em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metodo-cientifico.htm



"Etapas do método científico

O método científico existe para auxiliar na construção do conhecimento científico, que se desenvolve a partir do surgimento de questionamentos ou de problemas a serem resolvidos.


Para isso, existe um conjunto de ações ou etapas que devem ser seguidas para que o referido problema ou pergunta seja resolvido. A aplicação desse método sistemático garante que os testes sejam repetidos por pesquisadores diferentes e que se obtenham os mesmos resultados esperados.


As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.


Observação: envolve a coleta de informações qualitativas ou quantitativas sobre o fenômeno. O pesquisador deve olhar para o que precisa ser respondido e buscar mais informações sobre a situação.


Questionamento: são construídas perguntas que podem ajudar a explicar o fenômeno, resolver a questão em estudo ou encontrar possíveis razões que ocasionaram a situação-problema. Alguns exemplos de questionamento são: “Por que esse fenômeno ocorre?”, “Quais os fatores que podem influenciá-lo?”, “Como é possível descrevê-lo?”.


Formulação de hipótese: são elaboradas possíveis respostas ou soluções aos questionamentos propostos na etapa anterior. As hipóteses são consideradas válidas até que algum teste ou indício seja suficiente para invalidá-la.


Experimentação: o sistema em estudo é avaliado sob diferentes condições. Também são verificadas as condições para que um determinado experimento possa ser reproduzido. Nessa fase, as hipóteses formuladas são testadas.


Análise das hipóteses: envolve o julgamento das hipóteses, podendo estas serem rejeitadas, mantidas ou modificadas. Para a hipótese ser aceita como verdadeira, os resultados obtidos devem coincidir com o resultado esperado, de acordo com a hipótese proposta.


Conclusão: todos os dados obtidos e hipóteses testadas são agrupados para que se construa uma explicação, um princípio, uma teoria ou uma lei que seja útil para contribuir como conhecimento científico.


Observações do al Centeno


1.     OBSERVAÇÃO CRITERIOSA:

EXEMPLO: COR DO CABELO E DA PELE ESTÁ OBSERVANDO DE FORMA CRITERIOSA.

 

2.     QUESTIONAMENTO: O DEFENSOR DE UM METÓDO PODE GERAR UM QUESTIONAMENTO EM VOCÊ QUE SE TIVER COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA PODERÁ GERAR UM DEBATE ENTRE OS DOIS INDIVÍDUOS.

 

3.     HÍPOTESE:

     EXEMPLO: TODO CABELO É IGUAL! ISSO É UMA HÍPOTESE NÃO EXISTE NADA COMPROVADO CIENTIFÍCAMENTE.

 

4.     EXPERIMENTO: ENVOLVE CALCULOS, OU SEJA, A PARTE TEÓRICA DO METÓDO COLOCADA NA PRATICA PARA COMPROVAR SE O FATO REALMENTE É VERIDÍCO.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observações do al Centeno e al Leonardo e complemento aos tópicos do trabalho

Resumo de ciência